Ronco e Apnéia

A apneia do sono, ou Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma doença crônica, evolutiva caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme. A respiração cessa porque as vias aéreas colapsam, impedindo que o ar chegue até os pulmões.

É um problema grave que pode alterar a vida do paciente contribuindo para o desenvolvimento de doenças que colocam a vida em risco como: hipertensão, arritmia cardíacas, derrame e diabetes. Dentre os principais sintomas estão o ronco, sonolência diurna devido ás interrupções de sono causadas pela falta de oxigênio, sensação de sufocamento ao acordar, sentir ofegante, confuso, com dor de cabeça, boca ou garganta seca.

A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenoides são grandes, a pessoa está acima do peso (o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta), ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta. A Odontologia pode contribuir em conjunto com o tratamento médico para dar mais segurança e conforto para o paciente, através da utilização de placas noturnas específicas para esse tipo de problema, já que estas conseguem melhorar a passagem de ar pela garganta.

Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5355 Edifício Planetarium Tower – Sobreloja – Sala 02 – Novo Centro, Maringá – PR, 87020-035

Copyright © 2023-24 Powered by MAZ. All Rights Reserved.