Esses dois eventos são distúrbios funcionais involuntários denominados de parafunção. O bruxismo é a atrição rítmica dos dentes em movimentos que não sejam os mastigatórios, ocorre normalmente durante o sono e causa desgastes nos dentes. No apertamento dental não ocorre atrição, mas sim um contato extremamente forte dos dentes devido á intensa contração muscular, pode ocorrer durante o sono e até mesmo durante o dia. Esses eventos ocorrem em níveis de subconsciente, na forma de arco reflexo, o paciente muitas vezes não se dá conta da presença do bruxismo/apertamento, principalmente nos estágios iniciais da doença.
Reconhece-se que essas parafunções são as maiores contribuintes da dor craniofacial. Não existe uma causa específica que explique esses eventos, porém a mais aceita na Odontologia é o estresse emocional e as discrepâncias oclusais.
O bruxismo/apertamento provoca prolongadas contrações musculares que em muito excedem a força presente na mastigação normal, causando desgaste dentário, distúrbios articulares, dificuldades mastigatórias, desvios dos movimentos mandibulares, sinovite, capsulite, cefaleia e hiperatividade com dor nos vários grupos musculares.
O tratamento é conduzido a partir de um diagnóstico preciso feito pelo profissional que ao identificar o estágio e a cronicidade desses eventos irá propor o tratamento indicado e que pode envolver vários procedimentos como medicações, fisioterapia, compressas mornas, placas oclusais para promover o relaxamento da musculatura e mudar a posição mandibular, dentre outros.