Você já deve ter ouvido falar na periodontia, certo? Mas para algumas pessoas ainda não está claro qual o papel desta área dentro da odontologia. Por isso, hoje separamos um conteúdo prático para que você entenda qual é o papel do profissional da periodontia. Assim, você acaba com as suas dúvidas e pode direcionar os cuidados corretos aos seus problemas bucais.

O que é periodontia?

A periodontia é uma especialização da área de odontologia, que cuida de porções adjacente a regiões dos dentes. Como assim? Você deve reconhecer alguns tecidos e áreas que não compõem os dentes em si, mas ainda fazem parte da boca, certo?

Esses são os enfoques de tratamento de um profissional especializado em periodontia. Normalmente, estamos falando de regiões como:

• Gengivas
  • Ligamentos periodontais
  • Tecidos que envolvem os dentes
  • Ossos

Os problemas que costumam ocorrer em relação à periodontia são denominadas de doenças periodontais e, como pontuamos, não atingem os dentes. As cáries, por exemplo, não entram no enfoque dessa área de atuação.

A seguir, você entende um pouco mais sobre as doenças periodontais e a atuação do profissional especializado. Assim, os conhecimentos ficam mais concretos.

O que são as doenças periodontais?

Primeiramente, precisamos citar um erro bastante comum, cometido pela maioria das pessoas. Costumamos tratar doenças periodontais e odontológicas em uma mesma categoria. Na realidade, ambos os problemas podem ser solucionados por um dentista competente. Entretanto, são duas áreas bastante distintas.

As doenças periodontais são, então, as condições de saúde que afetam todas as regiões internas da boca, menos os dentes. Falamos de porções internas, pois não enfoca a área dos lábios, por exemplo. Essa já é um outro ramo de atuação.

Vale citar que as doenças periodontais demonstram como há uma ligação íntima entre a boca e o restante do organismo. Afinal, as condições que veremos a seguir podem decorrer de problemas iniciais em outros órgãos ou sistemas. É uma jovem e promissora área de intervenção médica.

Acompanhe, a seguir, as duas maiores doenças da categorias, que possuem muita incidência atualmente.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da região da gengiva, como o nome já sugere. Essa doença decorre de uma condição chamada de acúmulo de placa bacteriana. O pobre uso do fio dental e a higiene ruim dos dentes podem ser motivos comuns para o desenvolvimento de gengivite.

O tratamento mais usado consiste na limpeza da gengiva pelo dentista. Pode também ser receitado um remédio para diminuir efeitos como a vermelhidão ou ardência.

Periodontite

A periodontite seria como uma evolução dessa inflamação. Ela é certamente mais grave, e ocorre no momento em que a placa começa a afetar também a região dos ossos, que são os responsáveis pela sustentação dos dentes.

A partir disso, podemos ver como a situação pode evoluir. O tratamento é chamado de raspagem periodontal e só pode ser realizado por um profissional capacitado e especializado na área.

E você, já precisou fazer um tratamento com um periodontista? Deixe o seu comentário abaixo contando-nos a sua experiência e não se esqueça de compartilhar o conteúdo.

2019-01-23T19:19:42+00:00