Dor, inchaço e sangramento: todos esses são sintomas que demonstram que a sua gengiva não está bem. E agora? Como ela pode se recuperar?

Se você está em dúvida e não sabe o que pode estar gerando todos esses desconfortos, podemos te ajudar. Acompanhe algumas causas de inflamações na gengiva para que você possa investir no tratamento correto.

Acúmulo de placa

O acúmulo de placa bacteriana na região que circunda os dentes pode ser uma das causas de gengiva inflamada. Na realidade, a probabilidade de placa é alta quando estamos falando de gengivas vermelhas e inchadas.

Essa condição de saúde é também conhecida como gengibre, exatamente pelo aspecto que a região ganha. Se você está com esse problema, o tratamento pode ser adiantado se os métodos corretos de escovação forem usados.

Diabetes

Sim, pessoas diabéticas tendem a apresentar inflamações na gengiva com mais frequência. Isso não quer dizer que todas as pessoas que possuem inflamações correm o risco de ter diabetes.

Para não se desesperar no diagnóstico, é essencial verificar se alguns dos outros sintomas da doença estão associados ao quadro de inflamação. Se isso ocorrer, o ideal é solicitar exames que comprovem o problema.

Modificações hormonais

As motivações hormonais podem levar facilmente a uma situação de inflamação na gengiva. O caso mais comum que conhecemos é o da gravidez. Entretanto, até a chegada da menstruação pode alterar a gengiva.

Geralmente, mulheres no início do período de gravidez tendem a apresentar gengiva inchada e avermelhada. Não se preocupe, pois o problema pode ser atenuado com medicamentos leves e acaba desaparecendo até o final da gestação.

Nesses casos, o recomendado é consultar um dentista para que uma pomada de uso contínuo seja receitada. Tome cuidado se você estiver grávida para não prejudicar o feto por meio da ingestão de remédios. É obrigatório discutir o caso com um profissional.

Higiene bucal ruim

Um dos casos mais comuns que levam a inflamações na gengiva é uma higiene bucal precária. Muitos pacientes possuem uma rotina de limpeza relaxada e descuidada.

O ideal é escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia, ou após cada refeição realizada. Você ainda precisa apostar no fio dental para retirar impurezas. A finalização deve ser feita com um enxaguante de sua escolha.

O tratamento para inflamações provenientes de higiene ruim pode envolver o uso de medicamentos. Entretanto, uma simples mudança de hábitos pode trazer mais resultados do que você imagina.

Usos de medicamentos

Isso mesmo, existem medicamentos que podem promover um quadro de gengivas inflamadas. Se você notou o inchaço e vermelhidão após começar a tomar um novo remédio, desconfie dessa causa.

O fenômeno ocorre muito com anticoncepcionais. Afinal, o medicamento promove uma alteração hormonal forte. Nessas situações, o ideal é começar com uma consulta ao dentista.

Se ele associar a inflamação ao remédio, você pode procurar o médico que passou a receita e verificar a possibilidade de substituição. Assim, você não vai sofrer mais com os desconfortos causados pela alteração em sua gengiva.

2019-01-23T19:22:51+00:00