Para muitos, a dor de dente é uma das sensações mais desesperadoras do mundo. Geralmente, as pessoas ficam sem saber o que fazer quando sentem algum desconforto na área.

A falta de encaminhamento adequado pode agravar a situação. Por isso, separamos um guia que vai te explicar como agir frente à dor de dente. Verifique algumas das coisas que você precisa fazer.

Higienize a área

Restos de alimentos que não foram retirados com sucesso podem deixar o dente dolorido e até inflamado. Geralmente, isso ocorre quando dormimos com aquela impureza na boca, por exemplo.

Por isso, a primeira medida para quem está com dores nos dentes é uma boa escovação, seguida do fio dental. Não se esqueça dessa última etapa, pois ela é a que realmente higieniza a área e alcança as impurezas que não são retiradas pela escova. Espere algumas horas e veja se houve alívio.

Utilize remédios caseiros

Os remédios caseiros podem ser excelentes alívios temporários para quem está sentindo muita dor. Mas cuidado, pois eles devem ser usados apenas até a visita ao dentista, que precisa ocorrer se as dores persistirem.

Você acha facilmente as receitas na internet. Alguns dos alimentos que ajudam em uma situação de dor de dente são:

• Cravo-da-índia
  • Própolis
  • Chá de macela

Uma outra opção é investir em água com sal, que tem propriedades que combatem as inflamações e infecções mais comuns.

Recorra ao alívio com gelo

Você já deve ter ouvido falar do gelo como um bom método de aliviar as dores decorrentes do dente inflamado. Essa também é uma medida de alívio imediato, que não pode ser utilizada para sempre.

Você deve colocar uma pequena bolsa de gelo na pele, o mais próximo da região das dores possível. O recomendado é repetir a ação de 3 a 4 vezes ao dia, para verificar se a situação melhora. Tome cuidado apenas para não fazer queimaduras com a temperatura do gelo.

Fique atento aos sinais de risco

Sua dor de dente não passou em mais de dois dias? Você está sentindo que as dores estão aumentando? Tomou remédios analgésicos e nada melhorou? Esses são fatores de risco comuns, que geralmente sugerem que o paciente está com cáries ou alguma condição mais grave.

Tome cuidado com sinais externos, como inchaços e vermelhidão na gengiva acima do dente. Se você fez tratamento de canal ou já teve cáries antes, também deve ficar de olho nessa área.

Vá ao dentista assim que puder

Esse é um conselho para todas as situações: se qualquer desconforto persistir, você deve ir ao dentista o mais rápido possível. Na realidade, as visitas precisam ser periódicas, mesmo que você não esteja sentindo nada.

O dentista é capaz de analisar a situação mais de perto, notar sintomas que você não consegue e fornecer um diagnóstico adequado. Assim, você consegue fazer um tratamento mais rapidamente.

De fato, a situação deve ser tratada o quanto antes.

Você já teve dor de dente? Quer tirar mais alguma dúvida?

Estamos à disposição! Basta deixar um comentário abaixo.

2019-01-23T19:16:55+00:00