Descubra quais devem ser os cuidados com os dentes do bebê!

Os cuidados com os dentes do bebê e com a boca deles nem sempre são lembrados pelos pais, inclusive porque alguns acham que a higienização mais rigorosa só deve ser feita com os dentes permanentes. Porém, é importante que a limpeza bucal dos bebês seja diária para que eles se habituem a ela e para que o desenvolvimento seja mais saudável, inclusive do sistema digestivo.

As pessoas que cuidaram de crianças há anos já ouviram que a higienização deveria ser somente com uma gaze molhada a fim de que a gengiva fosse limpa. Realmente, essa foi a orientação durante muitas décadas, mas os dentistas a mudaram: agora, os pais devem esperar que os dentes de leite comecem a nascer para fazer as escovações.

Como a limpeza bucal tem de ser feita?

Existem escovas de dentes especiais para os bebês que estão começando a ter os dentes de leite: elas são pequenas e com as suas cerdas ainda mais macias do que o comum. Também há pastas de dentes feitas apenas para a higiene dos bebês e apenas elas devem ser usadas: não se deve fazer a escovação infantil com as pastas de dentes para adultos.

Coloca-se uma quantidade pequena de pasta e faz-se a esfregação de maneira suave, tomando cuidado para que a gengiva das crianças não seja arranhada. Normalmente, não existe problema se as crianças engolirem a pasta infantil, não sendo preciso preocupar-se em fazê-las enxaguar a boca. Porém, conforme elas ficam maiores, é indicado ensiná-las a cuspir a espuma.

Cuidado noturno

Existe um tipo de cárie específica dos bebês e que é conhecida como cárie de mamadeira. Ela acontece porque muitas crianças acordam de madrugada para mamar e os pais não escovam os seus dentes antes de as recolocar na cama, inclusive para que elas não percam o sono.

Por causa disso, é indicado que as crianças não tomem nada doce se não escovarão os dentes. Se for possível, é melhor que se faça a escovação, ainda que não seja totalmente minuciosa, já que a dor quando esse tipo de cárie surge é intensa. Para evitar que a criança queira mamar durante a madrugada e não escove os dentes, os pais podem mantê-las acordada por mais horas durante o dia: se ela estiver bastante cansada, tende a só mamar na próxima manhã.

O que ocorre se os cuidados com os dentes do bebê não forem bem feitos?

A dentição de leite pode ter as mesmas cáries que a dentição permanente e a criança tende a sentir muita dor, além de isso atrapalhá-la enquanto está aprendendo a falar. É possível que a criança não queira comer por conta da dor e que perca peso, além de surgir o mau hálito.

Destaca-se que a dentição de leite tem uma função primordial, que é “demonstrar” para a dentição permanente onde ela deve acontecer. Por isso, é preciso que esses dentes provisórios do bebê sejam completamente saudáveis para que a dentição definitiva também se desenvolva com mais saúde.

2019-01-23T19:39:33+00:00

Deixe um comentário

Solve : *
9 − 4 =


Open chat
1
Olá!!
Como posso te ajudar?
Powered by